Conheça Cillian Murphy, o Thomas Shelby de Peaky Blinders

Conheça Cillian Murphy, o Thomas Shelby de Peaky Blinders

Nascido em Cork, na Irlanda, Cillian Murphy, 44 anos, é filho de uma professora de francês e um funcionário público. Após ser criado com seus três irmãos (um homem e duas mulheres), o ator começou a se envolver com arte ainda em sua infância, mas não com o audiovisual como sabemos, mas sim pela música. Seu sonho era se tornar um rockstar. Obcecado pelos Beatles, ele chegou a tocar piano e cantar em diversas bandas de expressão localizada.

Cillian estudou na escola secundária católica Presentation Brothers College, onde encontrou suas vocações artísticas, após negligenciar o esporte, que era muito mais valorizado no colégio. Após se formar, entrou na faculdade de direito da University College Cork (UCC), mas desistiu após reprovar o primeiro ano. Na UCC, ele atuou em duas peças teatrais: “Observe the Sons of Ulster Marching Towards the Somme” e “Little Shop of Horrors”.

Ele estreou no teatro em 1996, na peça “Disco Pigs”, de Enda Walsh. Na época, o dramaturgo declarou: “Havia algo sobre ele — ele era incrivelmente enigmático e entrava em uma sala com uma presença real e você dizia, ‘Meu Deus’. Não tinha nada a ver com aqueles olhos sangrentos que todos têm acontecendo o tempo todo.”

Já no ano seguinte, o ator começou no audiovisual com papéis em curtas-metragens. Em 2001, ele reprisou seu papel na adaptação para o cinema de “Disco Pigs”. Em 2002, chegou ao seu primeiro grande personagem em um filme de grande orçamento, como protagonista em “Extermínio”, de Danny Boyle, filme que revolucionou o gênero de zumbi ao popularizar os infectados rápidos, rompendo com a proposta até então usual dos mortos-vivos mais lentos, de George A. Romero.

No longa, Cillian vive um personagem que acorda do coma e encontra Londres devastada e praticamente inabitada. Aos poucos, ele começa a entender o que provocou tal devastação e tenta sobreviver ao apocalipse zumbi. Foi aqui que o ator começou a criar um estigma meio misterioso, com personagens que não revelam tudo que pensa e um olhar sempre penetrante.

Após “Extermínio”, Cillian adentrou Hollywood em papéis secundários, entre eles, a pequena participação no longa “Cold Mountain”, de 2003, indicado a sete oscars. Em 2005, o ator se tornou mundialmente conhecido ao viver o espantalho, um dos vilões em “Batman: Begins”, de Christopher Nolan. Ele voltou a viver o papel mais duas vezes, nas sequências “Batman: Cavaleiro das Trevas”, de 2008, e “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, de 2012. Murphy ainda voltou a trabalhar com Nolan mais duas vezes, em papéis relativamente grandes, em “A Origem”, de 2010, e “Dunkirk”, 2017, marcando uma parceria de 5 filmes entre ator e diretor.

Porém, foi só a partir de 2011 que Cillian se tornou extremamente popular, ao interpretar o complexo Thomas Shelby, em Peaky Blinders. A série foi capaz de criar uma gigante base de fãs e Tommy sempre foi o personagem mais querido da obra, capaz de popularizar até seu corte de cabelo e o uso da boina. Mais de uma década depois, vemos o personagem crescer em complexidade e sua popularidade aumentar ainda mais.

O trabalho mais recente do ator, além da sexta temporada de Peaky Blinders (que está em produção), foi no filme “Um Lugar Silencioso 2”, que deveria ter estreado no começo de 2020, mas foi adiado por causa da pandemia e chegara aos cinemas este ano.

Leia Também os resumos de todas as cinco temporadas:

Resumo Da 1ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 2ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 3ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 4ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 5ª Temporada De Peaky Blinders

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *