15 frases impactantes de Thomas Shelby

Desde que a série estreou em 2013, Peaky Blinders se tornou referência, e para lembrar algumas cenas, trouxemos 15 frases impactantes de Thomas Shelby que terminaram sendo verdadeiras lições para os fãs.

Todas as frases exemplificam o porquê Tommy é admirado em vários aspectos e vive cercado por dinheiro, influência e mulheres, demonstrando sua incrível capacidade de fazer os outros se curvarem à sua vontade.

Pronto para relembrar um dos personagens mais enigmáticos e astutos de todos os tempos?

1 - “Você não negocia quando está na pior”.

Nessa frase, dita ainda na primeira temporada, Thomas Shelby tenta negociar com Kimber para combater a família Lee nas corridas de cavalos.

Tommy sabia que não estava em uma boa época para negociar ou criar demandas, então preferiu se aproximar de Kimber para conseguir o que queria: tirar a família Lee do páreo.

2 - “Eu não pago por ternos. Meus ternos estão por conta da casa ou a casa pega fogo”.

É a primeira vez que Tommy e Grace vão à uma corrida de cavalos juntos, quando ela comenta que não tinha nada apropriado e à altura para vestir.

Ela chega a perguntar se o líder da maior organização criminosa de Birmingham pagou realmente pelo terno, quando Thomas deixa claro que existem vantagens nas trocas de favores e em ser alguém respeitado por todos.

3 - “A convicção leva à emoção, que é inimiga da oratória”.

É inegável que Thomas Shelby tenha uma oratória invejável e é uma das suas maiores armas na série. Sempre escolhendo as palavras com calma, ele passa boa parte da série falando pouco, utilizando o poder do silêncio ao seu favor e convencendo os outros com suas ações.

Aqui, depois de se encontrar com Winston Churchill, Tommy se dá conta de como ambos são parecidos, já que o líder da gangue evita qualquer tipo de apego emocional com qualquer ideologia, mantendo sempre o foco em seus objetivos, tal como o primeiro-ministro.

4 - “Bom gosto é para pessoas que não podem pagar por safiras”.

Após presentear Grace com um colar de safiras, como parte do pagamento de serviços prestados aos russos, Tommy percebe que ela não se sente confortável em usá-lo em um evento de caridade.

Provavelmente, muitas pessoas não usariam também semelhante colar, por não ser de “bom tom”, mas Thomas acredita que não há por que sentir culpa por desfrutar de algo tão valioso quanto as safiras.

Essa cena ilustra a diferença de perspectiva entre Thomas e muitos outros quando se trata de luxo e ostentação.

5 - “Eu aprendi há muito tempo a odiar meus inimigos, mas nunca aprendi a amar um”.

Ao longo de todas as temporadas, vemos como Thomas Shelby consegue usar sua inteligência para ganhar vantagem e anular seus inimigos, que não são poucos.

Em raros momentos, como esse, é possível ver que o amor nunca foi algo fácil para o protagonista. Isso fica claro quando conhece Grace, quando ela apresenta a ele outra perspectiva da vida, enquanto Tommy acredita que sempre alguém poderá estar conspirando contra ele.

6 - “Eu vou continuar vivendo até encontrar um homem que me vença”.

Tommy guarda suas fraquezas a sete chaves, mas em alguns momentos é possível ver seus pontos fracos, como o vivido na Primeira Guerra Mundial.

Nessa frase, o gângster demonstra que aprendeu a controlar e dominar a dor, e que nada mais é capaz de abalá-lo. Isso até que apareça alguém que consiga realmente derrotá-lo, o que é improvável.

7 - “Eu penso para que você não precise pensar”.

Em Peaky Blinders, não existe o certo, nem o errado e se existem, elas são bastante confusas. Tommy, como um grande líder, se adianta a todas as possibilidades, antevendo qualquer desfecho.

Seu pensamento estratégico e suas ações estão sempre um passo à frente dos desafios que ele enfrenta. É essa capacidade de antecipação que faz de Tommy um líder que consegue unir herói e vilão em um personagem.

Thomas Shelby, protagonista de Peaky Blinders e suas frases de impacto.

8 – “Eu sou apenas um excelente exemplo do que um homem trabalhador pode conquistar”.

É possível até entender um certo discurso meritocrático nessa frase, mas há uma dose implícita de ironia nela.

Thomas Shelby é líder de uma organização criminosa, que fez de tudo para chegar à sua posição de prestígio. Isso garante a ele ter uma extrema confiança em si mesmo, ao se ver como um homem que trabalha duro por aquilo que quer.

9 – “Quando o destino deixa algo valioso no seu colo, você não joga no lixo”.

Talvez essa frase consiga resumir boa parte da filosofia de Thomas Shelby, que reflete toda sua astúcia e determinação para conseguir seus objetivos.

Nela, é possível entender que é importante reconhecer e aproveitar as oportunidades quando elas se apresentam, ainda que não sejam as mais corretas e sejam desafiadoras.

Tommy tem como característica a capacidade de transformar situações desfavoráveis em sua própria vantagem e essa frase reflete sua posição ao não permitir que nada valioso e útil escape dos seus objetivos.

10 – “Eu fiz acordos com homens em quem eu confio. Se eu morrer, você vai morrer”.

No acordo entre Tommy e a Coroa existiram várias trocas de “favores”, entre eles o assassinato de Marshal Henry Russel.

E como o líder da gangue não confia no Major Campbell, ele deixa bem claro que, se for traído, existirão consequências com as quais ele deverá lidar.

Essa situação é uma prova da complexidade das relações e de negociações na série, mostrando a dimensão de sua lealdade aos seus aliados.

Isso comprova que Tommy sempre está um passo à frente de todos, prevendo possíveis situações, e que sua confiança não é cega, mas baseada em relações estabelecidas e que uma traição é imperdoável.

11 – “Uísque é uma boa prova de água: te diz quem é real e quem não é”.

Sempre acompanhado de boas bebidas, Tommy usa essa tática para tentar descobrir as reais intenções de seus inimigos e de outras pessoas com quem estabelece negócios.

Enquanto compartilha uma bebida com outros personagens, Tommy observa atentamente suas reações, tentando identificar traços de sinceridade, honestidade ou ameaça. Ele usa a bebida como um teste para medir a autenticidade das pessoas ao seu redor.

Essa tática ilustra perfeitamente a natureza perspicaz de Tommy, que, apesar de sua postura fria e calculista, consegue encontrar maneiras de obter informações e avaliar o caráter das pessoas, através da observação cuidadosa.

12 – “Você pode mudar o que você faz, mas não o que você quer”.

Tommy usa essa frase para explicar que, embora as pessoas consigam mudar suas ações e até mesmo seus comportamentos, as motivações e os desejos mais profundos são difíceis de serem transformados.

Os desejos, paixões e motivações internas muitas vezes resistem a mudanças superficiais e podem ser poderosos impulsionadores do comportamento humano.

Essa frase consegue refletir a complexidade dos personagens, as ambições que eles têm e suas batalhas internas às quais devem enfrentar para conquistar seus objetivos.

13 – “Quando você planeja algo, não há razão para ter pressa”.

Boa parte de Peaky Blinders é sobre ter paciência quando se trata de traçar estratégias e seguir um determinado planejamento. Tommy sabe a real importância de se agir com cautela e atuar deliberadamente ao executar seus planos.

Ao planejar qualquer ação, é importante não se precipitar, nem se deixar levar pelas emoções, pelo contrário: é necessário investir tempo na criação de estratégias sólidas e antever possíveis desdobramentos, além de garantir que os detalhes estão sendo considerados.

Agir com pressa em um plano elaborado pode levar a erros e a consequências não desejadas.

14 – “Se fizer a escolha errada, não verá às 11h44”.

O recado é claro: Tommy dá apenas 1 minuto para que um dos sócios da Economic League decida contar os planos do grupo, do contrário, caso ele não queira colaborar, ele não continuará vivo para ver o minuto seguinte.

Na série, essas ameaças são claras amostras de poder, que são usadas com maestria por Tommy para garantir e consolidar sua autoridade sobre aqueles que desafiam ou se opõem a ele.

A escolha errada pode ter consequências mortais.

15 – “Não é uma boa ideia olhar para Thomas Shelby de um jeito errado”.

Tommy começa a desconfiar de Grace e para tirar a verdade da moça, ele conta a história de quando precisou disparar contra um cavalo, só porque o animal o olhou de uma maneira “diferente”.

Essa frase demonstra a natureza implacável do protagonista, onde ele recorre a medidas extremas quando se sente ameaçado ou desafiado.

O líder dos Peaky Blinders demonstra que pode tomar ações drásticas quando é provocado, alertando e intimidando Grace. Isso garante a Tommy sua fama de líder temido, usando sua reputação para garantir sua segurança e a de sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up