Quem foi o personagem mais inteligente de Peaky Blinders na vida real

Quem é o personagem real mais inteligente em Peaky Blinders?

Todo filme e série baseado em fatos reais toma certas liberdades criativas. Nenhuma obra que tem como origem eventos da vida real é totalmente fiel aos acontecimentos, nem mesmo os documentários. A simples manipulação da história, escolhas estilísticas (câmera, montagem, ambientação, som) e o que vai ou não ser mostrado (e principalmente como vai ser mostrado) já é o suficiente para afastar uma obra de arte de um simples relato de eventos históricos.

Porém, há sim filmes/séries que são mais fiéis à realidade e outros que tomam mais liberdades criativas (não tem uma regra aqui que determine qual está certo, vai sempre variar de caso para caso). E, nesse sentido, Peaky Blinders é uma série que se afasta bastante do que realmente ocorreu. Ao mesmo tempo que mantém personagens e alguns acontecimentos, quase tudo é mudado em prol da história que vai ser contada.

Em texto recente da Screen Rant (leia o texto original completo, em inglês), eles selecionam quais são, dentre os personagens reais, os mais inteligentes na série. Claro que há um grau de subjetividade aqui, já que não existe um medidor de inteligência universal. Logo, a lista foi feita baseada nas ações de cada um de acordo com Philip Etemesi (autor do texto).

Por mais que eu discorde de vários pontos da lista, é interessante ver os argumentos usados para defender tal ordem. Por exemplo, Oswald Mosely aparece apenas em oitavo lugar, mesmo sendo o único personagem a terminar uma temporada “vencendo” Thomas Shelby. E, mesmo se mostrando um oponente duro, o autor do texto defende que Mosley se expõe demais nesse confronto, ao mesmo tempo que colocar sua ideologia em primeiro plano pode não ser uma escolha sábia ao entrar em um confronto com Thommy.

Por outro lado, Billy Kimber e Darby Sabini, que são bastante ridicularizados na série, aparecem entre os quatro primeiros. Porém, por mais que eu discorde de grande parte da lista, acredito que Winston Churchill em primeiro lugar é uma escolha correta, ainda que possa parecer absurda se percebermos que o personagem pouco aparece na série.

Entretanto, concordo totalmente com Etemesi quando ele diz que Churchill é o único capaz de participar desse jogo e ainda assim sair de mãos limpas. Isso nada mais é do que a política “bem feita”, ou seja, ter o controle das ações, ditar os próximos passo do jogo e, ao mesmo tempo, não ser responsabilizados por tais atos.

Essa escolha faz ainda mais sentido se observarmos uma das principais buscas de Tommy nas primeiras temporadas: legalizar os negócios da família. Só assim ele poderia continuar jogando sem correr o risco de ser pego ou chantageado.

Veja a lista completa abaixo:

1- Winston Churchill

2- Billy Kimber

3- Alfred Solomons

4- Darby Sabini

5- Arthur Bigge

6- Charles Chaplin

7- Jessie Eden

8- Oswald Mosley

Leia Também os resumos completos de todas as cinco temporadas:

Resumo Da 1ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 2ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 3ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 4ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 5ª Temporada De Peaky Blinders

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *