Peaky Blinders em 10 minutos pela NetFlix

Curiosidades

Escolhas visuais de Peaky Blinders que revelam muito sobre os personagens

Apesar de ganhar a maioria dos fãs por seu enredo e sobretudo personagens e situações icônicas, talvez a grande força de Peaky Blinders esteja nos detalhes, principalmente em escolhas visuais que podem passar batidas, mas dizem muito sobre os personagens e as situações como um todo.

O mais claro e perceptível é mesmo o consumo de cigarro de Thomas Shelby, o que é uma marca do personagem e já virou tema de muitas notícias. Mas, como tudo na arte audiovisual, o cigarro tem uma função narrativa crucial e, relativamente sutil. Além da clara estilização provocada pela fumaça, muitas vezes ajudando a criar uma atmosfera meio nebulosa da cena, ele também está inteiramente ligado ao passado de Tommy, é quase uma lembrança dos horrores vividos na Primeira Guerra Mundial, ao mesmo tempo que um vício que tenta amenizar o trauma que nunca deixou o protagonista.

Porém, há outras escolhas visuais bem mais sutis e, na minha opinião, mais interessantes. Talvez o meu momento preferido na série seja na segunda temporada, quando Tommy finalmente restabelece o comando e a união da família, ainda que não seja algo ainda totalmente estável. Assim, em um dos planos mais belos de toda a obra, a câmera começa filmando Tommy, para depois passear pela sala em que toda a família está presente, fazendo questão de mostrar cada um deles, até voltar para o protagonista, fechando o círculo e sugerindo ao público quem está no comando de todas aquelas pessoas.

Mas a preocupação com os detalhes não para por aí. A cenografia tem uma papel importantíssimo, tanto com objetos de cena que ajudam a contar a história, como com pequenas referências a outras obras.

Há então, a adição de laranjas nas cenas, fazendo clara referência ao clássico do gênero “O Poderoso Chefão”. E também há referência a outros filmes para formar o posicionamento da série, sobretudo em uma cena da 5ª temporada, no discurso antissemita de Oswaldo Mosley. Para revelar sutilmente a sua oposição às ideias daquele texto, foram colocados alguns pôsteres no local de filmes que defendessem o oposto daquilo que estava sendo dito.

E aí, quais outras referências você percebeu?

Leia Também os resumos completos de todas as cinco temporadas:

Resumo Da 1ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 2ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 3ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 4ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 5ª Temporada De Peaky Blinders

Deixe um comentário