Entenda a inteligência DWRI, de Thomas Shelby

Descoberta pelo PhD e neurocientista brasileiro Fabiano de Abreu, diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), a DWRI (Development of wide regions of intellectual interference, ou em português, Amplas regiões relacionadas à inteligência desenvolvidas) é um tipo de inteligência em que a pessoa tem de ter alto QI, mas também precisa da cognição desenvolvida sem nuances que causam déficit em qualquer região do cérebro relacionada à inteligência.

O conceito atribuído, de acordo com Fernando, “é o domínio da inteligência emocional, o qual a razão se sobressai à emoção. É conseguir utilizar e ter domínio de seu córtex pré-frontal, tendo uma maior capacidade na plasticidade cerebral.”

Ao ver a série, fica claro que muitas características de Thomas Shelby se adequam à descoberta de Fernando, como a calma e facilidade para resolver situações de vida ou morte, assim como sua inteligência para articular planos mirabolantes. Foi justamente isso que marcou Tommy como um personagem frio e calculista para os fãs.

“Mesmo que a situação seja caótica, ele sempre busca na calma a melhor reflexão, isso é um ato extremamente inteligente e difícil, mas pessoas DWRI não encontram dificuldade nisso, soa natural mesmo que pese mentalmente”, diz o neurocientista, que adiciona o perfeccionismo às suas características.

Fernando ainda atribui a postura de Cillian Murphy ao DWRI, já que ele parece não se importar com o que tem a sua volta. É o chefe, ao mesmo tempo que não parecer ser chefe, o que permite a Tommy conquistar aliados com muita facilidade.

“A maneira como ele cuida da empresa, da família, das roupas que veste, tudo nos mínimos detalhes, é um bom mecanismo de precipitação, antecipando e evitando que os problemas sejam agravados. É típico de pessoas com superdotação que premeditam possibilidades futuras”, completa.

Entretanto, é bom deixar claro que a semelhança entre Tommy e a descoberta do neurocientista é apenas uma coincidência. Ou seja, a série desenvolveu o personagem daquela forma sem levar em consideração o DWRI, e só posteriormente essa conexão foi feita.

Leia Também os resumos completos de todas as cinco temporadas:

Resumo Da 1ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 2ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 3ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 4ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 5ª Temporada De Peaky Blinders

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *