Peaky Blinders em 10 minutos pela NetFlix

Curiosidades

6 ensinamentos de vida em Peaky Blinders

Peaky Blinders não é apenas uma série de gangue repleta de planos mirabolantes e violência. A obra também se importa com diversas questões humanas e sociais. Em suas muitas frases de efeito e falas impactantes, principalmente Tommy tem grande importância nesses ensinamentos que a série quer passar.

Pensando nisso, elaborei uma lista com seis ensinamentos cruciais para nossas vidas e que estão presentes na série.

1- Família em primeiro lugar

Esse lema já se tornou até um meme na série, criando comparações entre Thomas Shelby e Dominic Toretto (de Velozes e Furiosos). Mas não deixa de ser um tema central a importância que Tommy dá para sua família, sendo esta não apenas aqueles com mesmo sangue, mas também os amigos em que confia totalmente.

2- A Ambição Necessária

Apesar da ambição ser geralmente tratada como algo negativo, a série faz questão de mostrar a importância de não se manter estagnado em sua vida. É sempre importante tentar crescer, não só financeiramente, mas principalmente como pessoa, em valores, amizades e lutas que acha justo lutar.

3- Lute Por Seus Direitos

Esse ensinamento aparece principalmente com as personagens femininas da série. Apesar de ser majoritariamente focada em um mundo altamente masculino e criminoso, Peaky Blinders acha espaço a partir da quarta temporada para discutir a posição da mulher na sociedade e a luta por direitos iguais, sustentado pelas crescentes ideias feministas surgindo na Inglaterra da época.

4- Nunca Confie Cegamente em Desconhecidos

Uma das maiores qualidades de Thomas é fazer alianças para obter poder e executar os seus planos. Mas, ao mesmo tempo, o blinder sabe que não pode confiar totalmente nesses personagens, já que isso pode resultar em uma apunhalada pelas costas, como aconteceu algumas vezes com Alfie Solomons. Por sorte, Tommy estava preparado para ser traído e soube contornar a situação.

5- Lute Contra o Autoritarismo

Esse tema ganha força na quinta temporada, quando surge a figura fascista e autoritária de Oswald Mosley. Thomas percebe que não pode ficar restrito apenas a seu império e derrubar as ideias desumanas de Mosley é uma necessidade central

6- Se quer algo, Faça Você Mesmo!

Se tem uma coisa que Thomas nunca fez é delegar todas as ações para seus subordinados. Apesar da confiança ser importante para a gangue funcionar, Tommy não tem medo de arregaçar as mangas e executar seus planos ele mesmo, visando assim obter o melhor resultado.

Leia Também os resumos completos de todas as cinco temporadas:

Resumo Da 1ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 2ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 3ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 4ª Temporada De Peaky Blinders

Resumo Da 5ª Temporada De Peaky Blinders

Deixe um comentário